O que é LPF e quais seus benefícios para o corpo?

LPF é uma técnica de respiração e postura que visa, , o realinhamento postural, normalização da pressão abdominal, reposicionamento dos órgãos e mais firmeza para o abdômen.

LPF, que significa "low pressure fitness" é uma técnica, como o nome diz, que se baseia em hipopressivos pode ser feito em posições variadas, de acordo com o exercício a ser aplicado - e que, neste caso, depende do desempenho ou evolução da pessoa que irá aplicar a técnica. a Técnica de LPF pode ser feita em pé, sentado, ajoelhado ou deitado e seu tempo varia de 1 minuto até, em média, 30 minutos. LPF pode ser aplicado diariamente para que haja o desenvolvimento da técnica e um efeito notável no corpo de seus praticantes - pois é preciso habilidade e persistência para aprender a aplicar as técnicas de LPF corretamente e implementar isso no dia a dia a ponto de se tornar um bom hábito, com retorno em forma de resultados para sua saúde. A constância, nesse caso, é imprescindível - caminhando junto com o desenvolvimento da técnica, claro.

LPF é mais praticado por mulheres desde que ganhou fama de ser um exercício benéfico para diminuir a barriguinha e deixá-la mais "lisa", além de um imenso benefício para novas mamães, pois seu benefício para a diástase são imensos. Mas a verdade é que todas as pessoas podem, e devem, entender e aplicar os benefícios do LPF para sua saúde e bem estar.


Por que fazer LPF?

O LPF atua, diretamente, no seu diafragma e a liberação dos seus músculos, chamada "liberação miofascial". LPF atua de maneira ativa no relaxamento muscular através da sua respiração e, por isso, pode melhorar a sua capacidade cardiorrespiratória. Isso acontece através do efeito da sua musculatura e respiração em forma de exercícios.

Esse processo é benéfico para o corpo humano porque estabiliza o seu core que, por sua vez, auxilia a sua postura, equilíbrio, coluna e tronco como um todo. Nosso core é responsável, justamente, por toda a força e sustentação do restante do corpo - além da caixa torácica que protege todo seu sistema respiratório, órgãos, coração e coluna espinhal.

No caso da diástase abdominal pós-parto, é comum que os músculos se afrouxem um pouco - responsável pela flacidez e dores lombares, comuns durante e após a gravidez.

O assoalho pélvico é, geralmente, afetado durante o parto e gravidez. Por isso pode ajudar as mamães e mulheres de todas as idades, prevenindo e ajudando a mulher com problemas de incontinência urinária, muito comuns após a terceira idade.

Outro benefício do LPF é a melhora do seu fluxo intestinal - seu intestino também é afetado positivamente pela movimentação causada pelo LPF. por isso é muito comum que pessoas relatem o estímulo do intestino e minimização de problemas de constipação.

LPF é um exercício técnico que exige aprendizado e persistência mas muito acessível já que você pode aplicar as técnicas que já sabe na sua casa diariamente - essa frequência e acessibilidade promove um aumento da saúde do seu corpo de maneira notável e cumulativa - quanto mais você desenvolver sua técnica, mais benefícios terá.


Além de todos os benefícios visíveis e notáveis no seu corpo, aprender a respirar e se concentrar nos exercícios de LPF podem auxiliar pessoas que relatam algum nível de ansiedade, depressão e insônia. Isso porque o relaxamento proposto através da respiração e concentração nos movimentos pode ser comparado a uma meditação - ou combinado com ela.


De modo geral, você utiliza os benefícios do equilíbrio corporal, muscular e respiratório - movimentos comuns do corpo humano - de forma intencional e consciente para benefício do seu corpo e mente.


É importante lembrar, porém, que a combinação do LPF é recomendada com outros exercícios físicos e uma alimentação mais saudável que poderão complementar e potencializar os movimentos LPF em todo seu corpo, interna e externamente.

Bruna Lemos Academy é o espaço de pilates que proporciona a você a melhor experiência consigo mesma: um corpo saudável, livre de dores e com uma barriga definida

Consulte nossa disponibilidade, aulas e cursos.